Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


sábado, 28 de agosto de 2010

Como "anda" a nossa educação. DEU NO BLOG DA PROFª CONCEIÇÃO SANTOS.


No embalo do meu último post, onde reclamei da situação de alguns professores de Tutoia, continuo no tema. Vejo que não há pessoa melhor para analisar a educação de um lugar do que o professor. Por isso, segue abaixo esse ótimo texto de autoria da Profª Conceição Santos, ela faz uma reflexão de como a educação de Tutoia vai indo, ou não indo..

Como "anda" a nossa educação.

Pra inicio de conversa, não anda, está estagnada.

Infelizmente aquela história do faz de conta, já batida, por aqueles que pouco sabem argumentar, é realidade.

As aulas iniciam bem tarde, momento pedagógico que geralmente antecede o início das aulas, nem se ouve falar, o número de alunos em sala é de fazer medo a qualquer professor por mais experiente que seja, não há garganta nem nervos que aguente,é coisa de louco. Pra fechar esse panorama já tão complexo, não consigo entender o porquê da adesão de quadros negros com o uso do giz uma vez que já foi comprovado os malefícios causados pelo uso contínuo desses materiais. Para mim nada justifica o uso desses recursos em pleno século XXI, onde o que impera é o avanço da tecnologia, não precisaria ir tão longe bastava substituir esses negros quadros e o bicho papão do giz pelo já bem conhecido quadro de acrílico, ou simplesmente quadro branco. E não é que nos novos prédios contruidos para funcionar escolas estão vindo com esse antigo e maléfico quadro de giz ? Meus Deus... pra mim é demais, me envergonho ao falar dessas "novidades" na educação de minha cidade

Acreditem, essa é apenas uma pequena parte desse tormento que passa a educação por nossas bandas., falando em banda, a semana da pátria está se aproximando e por aqui ainda se prioriza o tal dos desfiles das escolas em comemoração...( se pesquisar, muito provavelmente os alunos não saberão o motivo maior da parada da independência, ou seja, o que se comemora?), observo que desde Julho se ensaia a tal da banda, os alunos são retirados da sala de aula para realizar essa proeza, e o que é pior, são "premiados" com notas em todas as disciplinas. Pois é, quem desfila sob um sol escaldante pode até nem saber de nada, mas vai receber notas no final da ativida que ao meu ver só avalia a capacidade física ao suportar longas caminhas sob temperaturas elevadas, nunca vi uma questão nas provas de concurso, vestibular ou ENEM que necessite de aprofundamento nas técnicas de percussão das bandas ou das marchas do desfile de 07 de Setembro.

Fonte: http://blogdaprofconceicaosantos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário