Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


segunda-feira, 18 de abril de 2011

E se for Lista Fechada nas eleições 2012?

Faltando menos de dois anos para as eleições, o texto final para a Reforma Política ainda não foi concluído no Congresso. São muitos os pontos importantes discutidos sobre o tema, e um dos objetivos da Reforma Política, julgam os idealizadores, é de fazer uma eleição mais transparente e democrática. Uma mudança importante e com relevância elevadíssima no quesito mudança será a possibilidade da aplicação da Lista Fechada nas eleições 2012, e é sobre isso que vou discorrer nesse post, lembrando que faço apenas aqui juízo de valor sobre a nossa cidade de Tutoia, então abordarei apenas aqui algumas possibilidades caso a Lista Fechada seja adotada em 2012.
Pois bem, no meu conhecimento se eu estiver correto, a Lista Fechada nas eleições 2012 será assim, o partido adotará um critério de escolha, e assim fará uma lista com uma ordem de preferência por candidatos, no caso pra vereadores, nos quais esses serão eleitos de acordo com o coeficiente eleitoral alcançado, ou seja, se um partido tiver 10 candidatos, o mesmo fará uma lista, contendo a ordem dos candidatos, a cada alcance do coeficiente eleitoral um candidato será eleito, sendo que ainda há as sobras do coeficiente. Portanto, no momento em que o partido faz uma lista pré-ordenada dos candidatos, o eleitor votará apenas no partido, possibilitando os que estiverem entre os primeiros na ordem a serem “beneficiados”.
Penso eu que aí esta o problema, olha a possibilidade de conflitos entre os candidatos. Quem do atual governo vai querer ficar depois do 5º ou 6º na lista? Ainda mais sendo atual Vereador da situação. É um risco. Assim sendo, sabemos que na lista existem as preferências, quem é mais próximo do governo não vai querer ficar entre os últimos da lista, e quem mesmo estando na situação mais sendo menos próximo do governo, também não concordará em ficar entre os últimos, que dizer, pode até aceitar, mas concordar, não. Pra oposição é mais fácil montar essa lista, porque não há cargos parlamentares como na situação, portanto, eles não têm “nada a perder”, acredito eu que a possibilidade de acordo nessa lista é bem mais fácil.
Pra entender melhor o que eu quis dizer vou exemplificar, vocês acham que um suplente de vereador, já que esse não possui o cargo, na ordem da lista vai ficar entre os três primeiros? Difícil não é? Primeiro porque um Vereador não vai aceitar correr o risco de perder seu cargo para um suplente, e segundo suponho eu, o ego falará mais alto, portanto, se o suplente aceitar ficar depois do quinto ou sexto, acho que já é pôr em risco a sua eleição, agora caso não aceite, o jeito é o suplente ser presidente de um partido e com esse poder fazer a sua lista, sendo que nesta ele esteja na “cabeça”, porém ele teria que atingir o coeficiente eleitoral com bem menos nomes de peso em sua chapa.
Outra possibilidade é o “relaxamento” dos candidatos que ficaram entre os primeiros na lista da chapa, sinceramente, vocês acham que estes vão correr os interiores de Tutoia, pegar sol na cara, chuva, sabendo que ele já está eleito? É claro que tem as excecões, têm gente séria que vai fazer o mesmo como os outros, mas na lógica acho difícil, pois qualquer chapa forte alcançaria seus seis mil votos, e supondo que o coeficiente eleitoral em Tutoia ficará na faixa dos 1800 votos, os 6 mil votos já seriam o suficiente pra eleger os 3 primeiros da lista, no caso, os supostos menos descompromissados com o projeto político do seu grupo.
Em uma lista da chapa de Vereadores onde estejam juntos candidatos que um dia já foram rivais políticos, ou até mesmo, na chapa onde esteja algum candidato que você não goste, e este esteja na ordem na frente do seu candidato, qual seria a possibilidade de você votar nessa chapa pelo seu candidato, mas sabendo que há a uma chance real de você ajudar quem você não quer? Complicado não é? Vejo que assim, há uma real probabilidade de haver uma coisa, sabe o que? ABSTENÇÃO.
Quanto à filiação partidária o prazo é até o final de Setembro de 2011, salvo engano, portanto, aqui há um enorme perigo pra quem se filia antes da hora, penso eu que a data certa é o ultimo minuto do prazo, pois algum pré-candidato que já esteja filiado no partido “A” para as eleições 2012 pode acabar se dando mal, visto que se o seu rival por "debaixo dos panos" e com a autorização do partido, pode se filiar no mesmo partido "A" com a intenção de prejudicar quem se filiou antes, mas isso somente se o partido assim concordar, e se assim for, o que cabe fazer quem se filou antes da hora? Só nada, só aceitar ser vice, se o partido assim o escolher, ou ficar em casa, sem poder ser candidato de fato, porque de direito até poderia ser, mas não dependeria dele.
Outra possibilidade que pode acontecer nas eleições 2012 se a Lista Fechada for aprovada, essa pra mim que é a mais preocupante, vai ser a dificuldade da RENOVAÇÃO POLITICA de Tutoia. Imaginem como será difícil nomes novos na politica de Tutoia, principalmente para o cargo de vereador. Qual chapa vai aceitar uma pessoa que nunca se candidatou a ficar entre os 3 primeiros da lista? Ou seja, quem quiser se candidatar pela primeira vez em Tutoia só resta fazer duas coisas, ou ficar nos últimos da lista, visto que isso diminui muito a possibilidade de se eleger, ou fazer uma chapa independente, onde fique entre os primeiros, porém tendo que alcançar o coeficiente eleitoral, o que fica dificílimo pra uma pessoa que nunca se candidatou, ainda mais em chapas independentes com poucos nomes expressivos
Bem pessoal, quero deixar claro que a Lista Fechada ainda não está confirmada para as eleições de 2012, e sinceramente acho até difícil isso acontecer, mas se ela for aplicada, e do jeito que a mídia expõe e o texto do projeto mostra, no meu entender haverá uma grande possibilidade de tudo isso que escrevi no post acontecer, porém, são apenas possibilidades, e claro que depende de muitas coisas, mas ta na hora de abrir os olhos, pois assim como no Direito, a Política também não ampara os que dormem. 

Vinícius Costa Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário