Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


domingo, 29 de maio de 2011

ERA UMA VEZ O ESPORTE.

Para escrever esse texto, eu me lembrei de uma música do Gabriel O Pensador que fala sobre o futebol, não recordo bem da letra, só sei que conta a saga de um garoto que só joga bola por que o Brasil não tem escola. Bem, a música já faz uns anos que foi gravada e naquele tempo as escolas públicas brasileiras realmente eram muito precárias, nada diferente de hoje, mas já houve melhoria em cidades em que os prefeitos agem com responsabilidade para com suas crianças e jovens.

Citei essa música porque se formos reparar as crianças e adolescentes da nossa querida Tutoia vamos perceber a falta da prática delas em qualquer esporte, não porque elas não queiram praticar, mas por falta de incentivo. Também vamos ver o descaso com a nossa Educação surrupiada que passa é longe dos olhos de quem merecia tê-la, a conseqüência disso é que nem escolas e nem os garotos bons de bola daqui a pouco não estarão mais aqui.

O esporte é vida, dar prazer, une, tem o poder de integração, de aumentar a concentração, de tirar e evitar jovens da bebida, das drogas, de confusões, o esporte tem o poder de nos fazer criar respeito pelo o próximo, e muito mais. Quem pratica esporte vive melhor, aprende mais, vive mais. Então pergunto a você qual a educação esportiva que a atual gestão administrativa de Tutoia dá para as nossas crianças e adolescentes?

Há vários sujeitos que podem ganhar com a prática do esporte em uma cidade, as crianças nas escolas são uma delas, afinal, tem coisa melhor para um pai ver seu filho jogando aquela bola no colégio, competindo com seus colegas e feliz em fazer um gol? Tem gana maior para um adolescente querer ganhar uma competição, que seja inter-classe, ou inter-colegial, seja no voley, basquete, futebol?...pergunto mais, tem sensação melhor para um prefeito em ver seus conterrâneos praticarem o esporte? Tem sensação melhor para um prefeito isso? Ah isso eu não sei, perguntem pra ele, afinal, tem esporte em Tutoia? Salve-se porem, a iniciativa particular do  Bomba, que com recursos próprios e ajuda de amigos construiu um espaço digno de se praticar futebol, mas é particular, e o nosso estádio? Quando vai ser inaugurado?

Tutoia já teve seus intercolegiais, seus bons e memoráveis campeonatos no antigo Alfredão, seus torneios de voley. Havia naquela época um incentivo maior do poder público, mas nada que enchesse os olhos. Falo pelas minhas lembranças, futebol de campo bom mesmo em Tutoia era quando tinha Real Madrid versus Brahma, ou Real Madrid versus Beira Mar na Final, Monte Castelo e Brahma, São Jose e Real Madrid, era ver os atacantes como Bebaça, Caburé, Buda e Laranja fazendo gols, era encher os olhos de admiração vendo finado Prego, Bebeco e  Capuxim jogarem com tamanha elegância no meio de campo, ver o Mão de Onça voar pra pegar aquela bola no ângulo, ver aquele autêntico Bira gritando, Pisuca brigando, o saudoso Nélio Pires aos berros com seu time, mestre Martins trazendo a sua esquadra branca da barra, Carleal com suas pequenas, mas marcantes confusões fora e até as vezes dentro do campo, o Silva com suas mandingas, era ver as torcidas organizadas, era ter medo de juízes como Lauro e Jango,Jair, Pafulepa, era bom até ver as crianças vendendo aqueles dindins, isso sim, são bons momentos do esporte daqui, e em pensar que a seleção de Tutoia já ficou entre as quatros melhores do Maranhão quando participou do INTERMUNICIPAL MARANHENSE durante quatro anos seguidos sob o comando da liga tutoiense organizada pelo Riba Camelô, chegando inclusive a ter gols mostrados no globo esporte. Isso da saudade.

Pergunto-me se hoje tem crianças da mesma idade do que eu naquele tempo querendo jogar que nem o Bebeco no meio com raça e precisão, quem nem o categórico Capuxim, Orleans, Bebaça,  finado Prego,Jesus (o garrote), Zagueiro, Monteiro, Geime, claro que não tem, porque hoje as nossas crianças e adolescentes não têm mais oportunidades de criarem seus ídolos daqui, pois de forma alguma há incentivo e chance para isso.

Esses jogadores que citei são os que eu lembro, mas tenho certeza que cada um de vocês tem uma boa lembrança do esporte de Tutoia, porque um dia já teve mais esporte aqui, pelo menos cem vezes melhor do que esse que aí está. Festival de Verão na Praia, Maratonas, Corridas de Bicicletas, Jogos escolares em 94 na quadra do INSS, as gincanas e os Jet’s feitos pelo o Grupo Ta Massa, entre outros. Naquele tempo mesmo que não houvesse um apoio total do poder público, havia uma vontade de cada um, um prazer em competir, em praticar, em viver o esporte, naquele tempo havia amor pelo o esporte, e hoje estão esquecendo cada vez mais dele.

A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Éder do Voley?

Então, enquanto não surgem novos ídolos como os daquela época, vamos continuar vendo a prática do Esporte favorito da atual administração de Tutoia, e vocês sabem que esporte é esse que eles praticam, não é?

Pelos menos nos últimos anos Tutoia se destacou no Futebol de praia, temos excelentes jogadores como Camarão, Datinha, Jackson,  Edin, e Eudinho, já fomos Bi campeões Maranhense na modalidade, tendo inclusive jogadores na seleção maranhense. Mas.. a chance de contemplar uma nova era do esporte de Tutoia chegou, passou e não foi valorizada, a Seleção Brasileira de Beach Soccer não veio jogar aqui porque nossas autoridades não quiseram abrir o bolso, já pensou, a seleção brasileira de futebol de praia pisando em nossas areias, que conquista para a nossa terra, mas aconteceu o seguinte, o de se esperar,o que todos já imaginavam, o nosso Futebol de Areia morreu na Praia.

Vinicius Costa

Um comentário:

  1. É amigo vinicius, infelizmente tudo o que comentaste é a mais pura e crua realidade que vive o nosso municipio. esporte aqui é raridade,quando deveria ser essencial na formação de uma geração que hoje pra se praticar tem que contar com torneios isolados e acima de tudo "sem o apoio do poder municipal"
    por isso que nós aqui do comum montamos uma arena denominada "barreiro" com refletores e tudo mais, e hoje ela serve, pra pratica esportiva da comunidade, tem aula todos os dias para a "garotada"sob o comando do professor Alex (dispendado pela prefeitura na atual administraçao)e por incrivel que pareça essa arena é que está servindo de espaço para as aulas tambem de educaçao fisica da escola petronilia Melo Araujo.
    mas quando queima uma lãmpada nós arrecadamos o dinheiro e compramos, mesmo porque a molecada e nós não podemos ficar sem a nossa "Arena Barreiro", para que mas tarde ela não seja lembrada como tantas e tantas coisas que já existiu aqui no nosso municipio.

    ResponderExcluir