Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cadê o rei?

Deu no Blog Letra de Professora

Cadê o rei?

Em terra de cego, quem enxerga é rei!

Onde está o rei, neste momento?

Ultimamente, com a cegueira  vivida pela sociedade tutoiense, se houver uma só iniciativa em amenizar os visíveis problemas  de trânsito cujas consequências já causaram na melhor das hipóteses, acidentes gravíssimos, essa iniciativa será uma luz!
Onde estão os reis, neste momento?
A cegueira, tal qual no livro de Saramago, parece atingir também as autoridades e as instituições sociais, como escolas, igrejas, associações etc. Todo mundo lamenta, a cada acidente, que está chegando a dois por semana, mas atitudes de conscientização da sociedade, de melhoramento das vias públicas, de punição aos culpados, de cuidado às vítimas não acontecem ou se acontecem ninguém vê. Ninguém vê o problema, ninguém vê as medidas tomadas,  se estas existem, não são divulgadas para no mínimo servirem de exemplo.
Há algum rei?
Outro dia, ao ter meu carro atingido por uma moto que estava na contramão desviando dos buracos no Paxicá, tive de fazer um "acordo" com o motorista para não "prejudicá-lo", pois o pobre coitado (??) não tinha habilitação e não portava documento do veículo. Ele acabou pagando meu prejuízo informalmente, embora eu tenha chamado as autoridades. Isso não me agradou nem um pouco, pois ao não oficializar a ocorrência, um registro deixou de ser feito nas estatísticas de acidentes de trânsito em Tutoia. E sem estatísticas como atacar o problema? Talvez por isso, exista tanta cegueira, a luz da verdade é tão forte que ofusca o problema. É o jeitinho brasileiro mais uma vez ocultando a realidade.
Como curar a cegueira?
Certamente não é apontando culpados, jogando a responsabilidade somente ao motorista condutor do veículo causador dos acidentes. As medidas podem ser tomadas em duas frentes, uma imediata e outra em longo prazo.
As instituições sociais, principalmente as escolas, (e autoescolas), associações e as igrejas têm o dever de se mobilizar e conscientizar para a paz no trânsito, educar para a tolerância, orientar para o respeito às regras do trânsito. São medidas cujos resultados não serão colhidos agora, mas terão efeitos consistentes.
Por outro lado, a educação para o trânsito se torna inócua, quando não há medidas técnicas de prevenção de acidentes e isso é responsabilidade do poder público, cujas ações devem cobrar a habilitação dos condutores; sinalizar, iluminar e fazer manutenção nas vias públicas, especialmente nas rodovias; fiscalizar e fazer cumprir das leis de trânsito; punir infratores; oferecer atendimento necessário e digno às vítimas, dentre outras ações perfeitamente possíveis de serem aplicadas se houver boa vontade e preocupação com o bem-estar comum. Claro isso não eliminaria totalmente os acidentes, que por sua própria natureza, não se pode prever, mas certamente preveniria muitas dores e perdas.
Onde estão os órgãos de direito que não tomam providências legais de cobrar das autoridades tutoienses, uma atitude? E se estão agindo que se façam aparecer, para que a população se sinta mais segura!

Em terra de cego quem tem olho é rei. Mas olhos abertos que realmente querem enxergar, é que fazem a diferença, pois só ter olhos não resolve! 

Infelizmente, nesta terra de cegos, há pais e mães que permitem crianças e adolescentes guiarem veículos; há nesta terra condutores, motoristas, passageiros sem cinto de segurança e sem capacetes;  nesta cegueira também coexistem veículos legais e ilegais, registrados e não registrados; há também cegos metidos a heróis que dirigem alcoolizados. Nesta terra de cegos existem também as vítimas da imprudência e da negligência.
Onde está o rei?
 
fonte:  http://profgabrielle.blogspot.com/2011/06/cade-o-rei.html

RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO DE 26 DE JUNHO DE 2011.

VIA FACEBOOK


* VAI COMEÇARRRRRR....RÁDIO POVO NO AR...


* RÁDIO POVO! Flávio Merequeta fala da programação de hoje, e manda aquele alô para os ouvintes da RÁDIO DUNASMAR FM.


* RÁDIO POVO! Simbora de música...rsrs..Primeira sequencia musical


* RÁDIO POVO! É hora de informação...Tribunal de Justiça vai indeferir a Adin da OAB contra a criação de novos municípios no Maranhão.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre o nosso Arraial. Diz que na primeira noite não houve uma programação adequada, principalmente porque na abertura não teve uma apresentação de nenhuma Bumba-Boi, sendo que essa é a nossa maior tradição.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que: "Hoje tem Boi Guaxelo"


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta critica a quantidade de Bois que se apresentarão em nosso Arraial, e mais, não concorda que na última noite não haja apresentação de dança, pois haverá somente uma festa com uma banda na Avenida.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que acompanha Arraial de Tutoia há muito tempo, e diz que nunca viu um Arraial tão desorganizado como deste ano.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que em nosso Arraial esqueceram Teco-Teco, Valdemar do Bom Gosto, Alício, Antônio Vaqueiro...


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta diz que lembra que há três anos alertou: "Se o Arraial continuar assim, vamos perder a nossa maior festa popular"


* RÁDIO POVO! Parabeniza a ornamentação do Arraial e a Segurança, somente isso, pois de resto, a nossa cultura vem sendo esquecida.


* RÁDIO POVO! Ler um texto em que diz que os Professores venceram, e ganharam seus direitos. O Abono Salarial é direito deles, e por que o mesmo atrasou?


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta critica a nota dada no Arraial, nota esta que divulgava o pagamento do abono dos professores. Ele entende que assim é uma forma de se promover, sendo que o abono é um direito dos professores. E diz que a nota deveria era constar o por que do atraso desse abono, porque não pagaram antes?


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta critica a discriminação com os contratados, porque a diferença de valores do abono para estes? Ele entende que o pagamento do abono deveria ser igual a todos.


* RÁDIO POVO! FLávio Merequeta diz que os professores são muito importantes, porque são eles que cuidam dos nossos filhos.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta complementa sobre o assunto abono, e sugere que os gestores explicassem porque que não atualizaram ainda o salário do professor de Tutoia, e explica ainda mais, que o abono é referente a 2010, logo porque os professores que trabalharam ano passado ainda não receberam, só porque mudaram de função em alguns casos?


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre a unificação das eleições pra 2018. Pu seja, eleições pra Prefeito, Vereador, Deputados, Senadores, Presidente, tudo junto e misturado.


* RÁDIO POVO! Hino do Flamengo? Não to entendendo..rsrs..


* RÁDIO POVO! Jajá a Crônica da cidade...Hoje ta daquele jeito..Mensalão...


* RÁDIO POVO! MENSALÃO, O TIRO NO PÉ DE QUEM GOVERNA FORA DA LEI. Por hoje é só, beijo da Lena, beijo da Nina, beijo do Dito e do Segundão, bença Mãe, bença Pai. É hora de dizer tchau, até domingo que vem. Fique agora com Tutoia Urgente.

domingo, 19 de junho de 2011

RESUMO DO PROGRAMA TUTOIA URGENTE DO DIA 19 DE JUNHO DE 2011.

via FACEBOOK.

* Começou, TUTOIA URGENTE no ar..Zé Orlando e Flavio Merequeta no comando.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando cita que um programa como esse não precisa ser boicotado, por isso a razão, ou pelo menos, a suspeição da razão de domingo passado ter faltado energia na hora do programa.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que "espera que a Cemar não faça juízo diferente que qualquer um faria". Ele lembra que faltou energia domingo passado apenas em um ponto da cidade, e no resto da cidade a energia estava normal.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que realmente, se um dano acontecido na AV.Paulino Neves na hora do programa, esse fato fica com uma ideia de que há algo errado, pois a energia esperou o programa terminar para ser corrigido o problema. Terá sido um boicote?
* TUTOIA URGENTE! Flavio Merequeta diz que conversou com um funcionário da Cemar e ele explicou que a falta de energia do domingo passado foi devido a um urubu ter esbarrado na rede elétrica da Av. Paulino Neves.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando lembra que o povo tem direito a informação e prestação de serviço, principalmente em Rádio e Tv, logo a Cemar como concessão pública deve satisfação a seus usuários..
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando agora fala sobre as informações da Sec. de Informação do Municípios. Zé Orlando, fala sobre as obras citadas no site de comunicação, onde consta que do Barro Duro a São José das Frecheiras foi feita uma estrada dessa região, e que todo o projeto foi feito pelo o Prefeito Diringa. Zé Orlando diz que isso é Mentira e pergunta a veracidade sobre isso ao Prefeito.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala mais sobre as obras que consta no site, uma delas é sobre a OPERAÇÃO TAPA BURACO, mas com areia. Zé Orlando lembrou que falou certo dia ao Prefeito, e o contrariou que ali na entrada da cidade os bloquetes não agüentariam, pois o tráfego ali é muito grande, principalmente de caminhões. E deu no que Deu.
* TUTOIA URGENTE! A OPERAÇÃO TAPA BURACOS, Zé Orlando diz que essa operação “é uma brincadeira de péssimo gosto para com povo de Tutoia, e seus visitantes".
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala ainda mais sobre as mentiras do site de comunicação de Tutoia, pois quem fez a estrada de Tutoia a Paulino Neves não foi à gestão do Prefeito de Tutoia. Zé Orlando disse que isso é uma mentira deslavada, e que isso é uma informação mentirosa, portanto muito séria, a ser investigada inclusive.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que o Prefeito "Não fez, e não fez foi nada na estrada do Barro Duro e São José das Frecheiras”.Que a estrada do Comum a Paulino Neves também é mentira, e que isso é um deboche para com o povo Tutoiense.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala sobre a postagem do Blog do Prefeito. Zé responde que existia falcatrua na época de eleição, e faz a denúncia de compra de votos nas eleições 2010. Pois ficou sabendo depois que o irmão do prefeito usou dessa irregularidade, e que isso macula uma eleição. Zé Orlando disse que o seu grupo político nunca usou dessa irregularidade.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando disse que “o Diringa é o Prefeito legitimo de Tutoia, mas a ajuda dele foi com os seus amigos, e não com as falcatruas do o irmão do prefeito
* TUTOIA URGENTE! Flavio Merequeta disse sobre a aliança política passada que "não significa dizer que nós concordamos com a administração do prefeito, por isso saímos do governo."
* TUTOIA URGENTE" Zé Orlando diz que "prefeito tornou-se instrumento de todos os desmandos de Tutoia, e que tentamos mudar no inicio da administração dele, e que foram 4 meses de exaustiva insistência para mudar o rumo do seu governo, mas ele não quis"
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que o motivo de se afastar do Prefeito foi pelos os desmandos cometidos próprio prefeito, logo se viu obrigado a se afastar, pois se ficasse, estaria concordando com o erro.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que "tudo tem a assinatura do Prefeito, portanto que não venham dizer que ele é um coitadinho, pois a caneta do prefeito está em todas as atitudes da prefeitura que fazem mal para o município."
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando lembra que a obra de 3 milhões de reais ainda não foi feita pelo o Prefeito, e que o mesmo está levantando as paredes da obra de acordo com a técnica dele, ou seja, na técnica sonrisal.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando se despede temporariamente, e Flavio Merequeta comenta sobre uma reclamação de um ouvinte. O assunto é o cemitério da cidade, onde este está abandonado, pois não estar se respeitando nem os vivos, imagina os mortos.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando disse que o cemitério tem que ser bem cuidado, para que quando for preciso ir lá, ele esteja em condições dignas de ser transitado, e a responsável por esse descuido é a Prefeitura Municipal.
* TUTOIA URGENTE!Zé Orlando disse que ele próprio, pediu ao Dep.Manoel Ribeiro para que coloque na pauta e encaminhe junto a SEC. de Infra-estrutura a recuperação da estrada entre Cana Brava à Tutoia, principalmente Barro Duro, Comum e Paxicá. Só que atenção, muita atenção, o pedido para a recuperação da estrada não foi feita pelo o Prefeito.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando comenta sobre o tratamento dado aos funcionários, eles reclamam sobre as grosserias do chefe de gabinete para com os trabalhadores de Tutoia. DENÚNCIA feita por quem foi desrespeitado.
* TUTOIA URGENTE! Comenta sobre uma pesquisa feita, ele diz que ninguém pode invadir seu pensamento, pois a liberdade de pensamento é assegurada constitucionalmente, pois pessoas do governo ferem a carta magna usando a pesquisa falsa. Esse assunto será tratado mais adiante, em outra oportunidade.
* TUTOIA URGENTE! Os ouvintes estão ligando e fazendo denúncias, que bom. Muda Tutoia, deixemos o medo pra lá, Tutoia não estar em boas mãos.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando comenta a denúncia sobre os bloquetes. Zé Orlando diz que eles não vão fazer mais nada, a não ser alguns arremedos. E se resolverem fazer o prometido, ele apenas estará cumprindo a sua obrigação.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando fala que o Estádio de Futebol foi feito sem projeto, sem engenharia adequada, e que por isso o Estádio terá o mesmo rumo do Colégio Almeida Galhardo, lembrando que o novo Almeida Galhardo ficou com uma semana sem aulas, pois estava com rachaduras nas paredes.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando pergunta: Como estaria Tutoia se os compromissos assumidos pelo o Prefeito em plena praça pública fossem cumpridos?
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando disse que somou o dinheiro repassado a gestão atual, ele disse que "são exatamente 111 milhões de Reais, fora o dinheiro repassado a saúde, fora os convênios com o Estado, fora o repasse dos Sus, e fora os recursos próprios do município." Acredita?
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando diz que seu grupo político "quer o melhor pra Tutoia, sem a ganância do cargo, porque o cargo passa"
* TUTOIA URGENTE! ACABA DE FALTAR ENERGIA. CEMAR..O QUE HOUVE?
* TUTOIA URGENTE! A energia voltou. Zé Orlando de volta no Tutoia Urgente.
* TUTOIA URGENTE! Zé Orlando se despende do programa de hoje dizendo: "Eu, e companheiros de políticas públicas, trabalhamos para que elas sejam encaradas com seriedade.."
* TUTOIA URGENTE E RÁDIO POVO. Domingo que vem tem mais na Radio DunasMar FM, e na íntegra aqui no Facebook. Abraços.

terça-feira, 14 de junho de 2011

MENSALÃO, O TIRO NO PÉ DE QUEM GOVERNA FORA DA LEI.

Para um bom funcionamento e uma correta administração do prefeito e dos vereadores, o Direito administrativo norteia em seus princípios rumos a serem seguidos para que não haja a prática dos tão famosos crimes administrativos.
Os principais princípios da administração pública são os da LEGALIDADE, que diz que “ninguem será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em virtude de lei”, ou seja, os gestores só podem atuar nos termos estabelecidos por lei; PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE, que defende a não execução dos atos administrativos a não ser em nome dos entes ou dos órgãos, proibindo o uso desses atos para fins de individualidade e de caráter pessoal, ou seja, a administração pública não pode ser usada como desculpa daquele que a usa como se esse exercício plenamente funcional fosse exclusivamente dele; PRINCÍPIO DA MORALIDADE, que prega o nível moral de um homem para ter capacidade perante a sociedade em governar, ou seja, essas condições de cunho moral devem ser requisitos para ser um politico. Porém, há algo a mais a ser dito desse princípio, pois nem tudo que é honesto é legal para o Direito, ou seja, esse princípio da MORALIDADE no âmbito administrativo é correlacionado mais à esfera jurídica, e não a um caráter exclusivamente pessoal, pois há de convir que o que é moral pra mim, pode ser imoral pra você, logo igualando todos na lei, o imoral ou o ilegal pra mim, será o mesmo para todos; outro princípio importante é da PUBLICIDADE, no qual defende a maior transparência possível do poder público, logo, somos nós eleitores os favorecidos, pois amparados por esse princípio devemos saber o que os nossos gestores estão fazendo de correto ou de errado, pois se o poder emana do povo, não seria justo que ficássemos a mercê da obscuridade das decisões dos nossos representantes; e a rol dos princípios mais importantes da administração pública fecha com o PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA, no qual este está ligado não à justiça, e sim a atividade administrativa, ou seja, que os serviços públicos de um lugar sejam eficazes racionalizados e úteis para o povo. Logo, esse princípio norteia que um agente administrativo deve em suma fazer seu exercício funcional de maneira eficiente, com presteza, perfeição e bom rendimento.
Pois bem, fiz um sucinto resumo desses princípios administrativos para que saibamos como deve funcionar uma gestão pública. Mas, comparando o que defende cada princípio vimos que infelizmente em Tutoia não há a execução correta dos atos administrativos como deveria ser. Não quero me alongar muito, falando aqui o que deve ser feito, ou como deveria ser feito os procedimentos administrativos da nossa cidade, aliás, nem bala na agulha eu tenho para isso, mas que tem muita coisa errada, isso tem.
Por isso vamos direto ao ponto, deixemos de lero-lero e seguimos adiante. Quero falar do MENSALÃO; segundo o site Wikipédia, “Mensalão é "Esquema de compra de votos de parlamentares", o nome dado à maior crise política sofrida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2005/2006 no Brasil”. Acho que todos se lembram desse episódio, e é de tamanha ingenuidade e hipocrisia aqueles que afirmam que o mensalão começou nesse episódio em que o Dep. Roberto Jéferson abriu o bico, na verdade isso já acontecia há anos, inclusive no Governo FHC na época da votação para a aprovação da reeleição, onde esta não estava prevista em nossa carta magna e fizeram uma tremenda jogada.

E em Tutoia, ocorre ou já ocorreu esse fenômeno, o tão famoso mensalão?

Fiz essa pergunta não porque sou convicto de que isso ocorra, muito menos porque possuo provas sobre isso, somente indago, porque fatos que só acontecem em Tutoia me levam a desconfiar que estamos no meio de um corporativismo em que nossos representantes só pensam em si, por exemplo, como explicar que no começo do mandato do atual prefeito a oposição era composta pela maioria, na qual na época elegeu por vontade dela o seu candidato a presidência da câmara por 5 votos a 4, e na última eleição da câmara a oposição se omitiu, e não sei por que nem agiu de forma como deve ser uma oposição de verdade, aliás, foi uma taca inexplicável, com maioria absoluta da absoluta, elegendo assim um presidente no qual sabemos quem é, um da situação. Lembra dos princípios administrativos em que citei no começo do texto? Pois é, se o mensalão está supostamente instalado em Tutoia é uma falta de responsabilidade e cumprimento com nossas leis, pois MENSALÃO NÃO FAZ JUS A LEGALIDADE, MENSALÃO NÃO FAZ JUS A IMPESSOALIDADE, MENSALÃO NÃO FAZ JUS PUBLICIDADE, MENSALÃO NÃO FAZ JUS A EFICIÊNCIA, E MENSALÃO DE FORMA ALGUMA, E MUITO MENOS FAZ JUS A MORALIDADE.
Penso eu que o poder legislativo de Tutoia há tempos não está digno do nosso voto, não se vota hoje e sente orgulho amanhã do trabalho exercido pelo representante do legislativo. Um Vereador de qualquer cidade tem como finalidade fiscalizar, criar Leis importantes para os municípios, representar seu povo sem ter medo dele, caminhar nas ruas perguntando as necessidades da população, afinal, é através do vereador que o povo fica mais perto do prefeito, e se duvidar o legislativo é bem mais importante que o executivo, ou pelo menos deveria ser.
Bem, estou escrevendo aqui como um eleitor, como um tutoiense que milita na intenção de ver Tutoia melhor, e de cobrar o direito que nós temos, por isso uso o meu Blog para conscientizar as pessoas, porém não posso ser leviano ao ponto de julgar os vereadores, muito menos dizer com certeza que eles recebem tal verba denominada mensalão, até porque não tenho provas. Tenho certeza que muitos que estão lendo esse texto pensam o mesmo, tem essa desconfiança de o porquê a nossa cidade nunca ir pra frente, do porquê sempre a decepção cair sobre as nossas cabeças.
Eu afirmo sem medo de errar que o MENSALÃO, É O TIRO NO PÉ DE QUEM GOVERNA FORA DA LEI. Pelos os seguintes motivos:

1º - Quem paga e recebe mensalão não age com legalidade, muito menos com moralidade, ou seja, deveriam ficar impróbidos, logo são uns “foras da Lei”;

2º - O prefeito que ver a necessidade de pagar o mensalão é porque não quer gerir uma cidade corretamente, pois governo sem oposição não é governar, ou seja, tudo fica debaixo dos panos, consequentemente, os atos administrativos são executados a “bel prazer”;

3º - Quem recebe o mensalão não quer o bem para uma cidade, pois quem recebe só pensa em si e na reeleição, não pensa que a coletividade para um povo é bem mais importante;

4º - Quem paga e recebe mensalão fica com o dever de fazer dever, ou seja, levando para o ditado popular, fica com o “rabo entre as pernas”, pois que moral um político que recebe mensalão tem de cobrar legalidade do prefeito ou de um vereador?;

5º - Quem usa o mensalão, seja pra receber ou pra pagar, se acusa, se incrimina, se auto denomina impróbido perante a sociedade, se condiciona a um péssimo representante de um povo, porque nem capacidade de cumprir com a palavra dita nos palanques tem, quem usa do mensalão, aponta o dedo para si como se dissesse “eu vou errar, eu vou me vender, eu vou ficar com o prefeito porque lá tenho mais grana, lá eu vou ter um carro melhor”. Quem usa do mensalão na verdade dá um tremendo tirambaço no próprio pé, porque não é possível que quem recebe o mensalão não olhe para seu eleitor e não sinta vergonha de ter se vendido.
Eleitor de Tutoia, ta mais que na hora de cobrar do vereador em que você votou. Cobre mesmo, é dele que você tem que buscar as explicações das irregularidades do prefeito, o vereador é o representante do seu voto, portanto, deve fiscalizar os atos administrativos da nossa cidade.  Chame o seu vereador pra uma conversa e pergunte se ele recebe o tal de mensalão, indague se ele está concordando com a forma de governar do prefeito, e mais, pergunte o que ele já fez pelo o município, se ele ta fiscalizando com legalidade, quais leis ele criou pra lhe ajudar, pergunte tudo. O Vereador trabalha pra você eleitor, e não você que tem que trabalhar pra ele.
Deste modo, fica aqui o meu papel de militar em prol da minha cidade. Quem sou eu pra mudar as coisas rapidamente, mas quem sabe, todos juntos vamos virar à página negra de improbidades administrativas de Tutoia. Não podemos ficar mais calados, se pergunte como estar composta e como atua a oposição na câmara de vereadores de Tutoia, e se você concluir que não existe oposição, talvez você tenha achado a resposta sobre o Mensalão Tutoiense. 


Tutoia se muda com o voto, e o Dito tem dito isso.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

COINCIDÊNCIA??? OU BOICOTE???

Do Blog do Zé Orlando.


HOJE, MAS UM FATO INUSITADO ACONTECEU PARA MODIFICAR O DOMINGO DOS TUTOIENSES. A RÁDIO DUNAS MAR FM, QUE TEM AUDIENCIA TOTAL NAS MANHÃS DOMINGUEIRAS, SAIU DO AR. MUITA GENTE TENTANDO SEM CONSEGUIR SINTONIZA-LA.

AS 9 HORAS COMEÇARIA O PROGRAMA "RÁDIO POVO", SEGUIDO PELO "TUTÓIA URGENTE", ÀS 11 HORAS. MAS NIGUEM CONSEGUIA OUVIR. O QUE ACONTECEU? SERÁ QUE OS RUMORES E AMEAÇAS DOS TRUCULENTOS DA FAMÍLIA BAQUIL CONSEGUIRAM O QUE TINHAM ESPALHADO TERRORISTICAMENTE: QUE IRIAM CALAR A RADIO E OS PROGRAMAS? IMPOSSÍVEL, POIS ATÉ POUCOS MINUTOS ANTES DAS 9 HORAS A RÁDIO ESTAVA NO AR.

O QUE É QUE HÁ?

A ENERGIA ELÉTRICA DA AVENIDA PAULINO NEVES, VEJAM BEM, APENAS DA AVENIDA ESTÁ LOCALIZADA A RADIO DUNAS MAR, SUMIU. TOMOU DORIL E SUMIU!!!

SIMPLES ASSIM... SEM COMUNICADO AOS USUÁRIOS, SEM SATISFAÇÃO AO POVO, POR PARTE DE QUEM PRESTA TAL SERVIÇO.

 A ENERGIA ELÉTRICA FOI EMBORA DA AVENIDA PAULINO NEVES, MAS PERMANECEU NAS DEMAIS RUAS E BAIRROS DA CIDADE, INCLUSIVE NO CENTRO, ONDE A AVENIDA ESTÁ LOCALIZADA. 

MAS SERÁ QUE É TÃO DIFÍCIL CORRIGIR UM PROBLEMA DESSES, QUE NÃO É GENERALIZADO? EM TUTÓIA, FOI.INCRÍVEL, MAS FOI!!!

DURANTE O TEMPO DE DURAÇÃO DOS PROGRAMAS RÁDIO POVO E TUTÓIA URGENTE, DA RÁDIO DUNAS MAR FM, DAS 9 ÀS 13 HORAS, OU SEJA DURANTE QUATRO HORAS, O PROBLEMA GREVE DA ENERGIA ELÉTRICA, NÃO FOI SOLUCIONADO PELA CEMAR, QUE É A PRESTADORA DOS SERVIÇOS.

SERÁ MESMO COINCIDÊNCIA? OU SERÁ UM BOICOTE TRAMADO PELA BAQUILZADA?

TODOS SEBEM QUE ELES ESTÃO EM PÂNICO COM A AUDIÊNCIA DOS DOIS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS, QUE AOS DOMINGOS FAZEM UMA REVISTA DE NOTÍCIAS,MUSICAS, CRÔNICAS, DEBATES, MOSTRANDO A REALIDADE VERDADEIRA DE TUTÓIA, OPINANDO E ORIENTANDO A POPULAÇÃO SOBRE TODOS OS ASSUNTOS DE INTERESSE DOS TUTOIENSES.

VAMOS APUARAR COM RIGOR OS ACONTECIMENTOS DESTE DOMINGO. COM A PALAVRA A CEMAR, PRESTADORA DOS SERVIÇOS. VAMOS FICAR ATENTOS, PARA QUE FATOS DESTA NATUREZA NÃO MAIS VENHAM A OCORRER. QUEREMOS SEBER O QUE HOUVE DE FATO, E QUAIS SÃO AS PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR NOVOS BLECAUTES LOCALIZADOS (E MAL LOCALIZADOS), COMO O DESTE DOMINGO.

FALA CEMAR! O QUE HOUVE?


Fonte: http://blogdozeorlando.blogspot.com/2011/06/cloincidencia-ou-boicote.html

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os pesos e as medidas.

Deu no Tijolaço do Brizola Neto.




É curioso como no caso Palocci, a oposição e a mídia lançaram, de imediato, suspeitas sobre o comportamento do Procurador Geral da República.
Mas ninguém teve a mesma atitude em relação, ontem, à decisão do Superior Tribunal de Justiça de anular as provas do processo por suborno movido contra Daniel Dantas.
O assunto sequer mereceu primeira página, exceto por uma notinha no Estadão.
Não vou discutir a decisão judicial, a qual ainda pode ser recorrida.
Mas é revelador o fato de como a mídia a tratou.
O próprio Jornal Nacional, que veiculou a matéria com as gravações – parte telefônica, parte presencial – limitou-se a uma nota de míseros 27 segundos, sem direito a imagens ou “replay” da matéria.
Matéria que foi republicada no Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, e que reproduzo lá em cima do post.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Arraial da Saudade.

“A minha fantasia era feita de papel, e um pedaço de vidro eu colocava no chapéu, mesmo assim ainda brilhava que nem estrela no céu”..O trecho da toada de Bumba-Boi de Valdemar do Bom Gosto retrata bem como eram os antigos bumba-bois de Tutoia, época boa, em que ter o boi mais bonito era a forma de competir,  não passava de uma brincadeira saudável, brincadeira esta feita com amor, onde a cultura e a tradição em retratar essa dança com originalidade imperava.
Tempos de improvisos nas vozes marcantes de  Antonio Vaqueiro, Valdemar do Bom Gosto, Teco Teco, Alicio da Barra, Antonio Manin, Cabo Gerso, e mais recentemente, Nonato do Cajueiro, Perdrinho, Divino, Dandin e o conhecido Pezim, e outros que agora não me vem na lembrança, mas que se sintam homenageados aqui, onde em tons agudos emocionavam os espectadores, os olhos pregados a noite toda nos brilhos dos chapéus, sem ao menos tirarmos um cochilo, os ouvidos atentos as letras das toadas e os dançarinos sequer sem errar um minimo passo, assim reinava uma das brincadeiras de arraial mais amada de Tutoia. Chegavam em filas, balançando os maracás feitos de latas com sementes de bajas, descalços porque o charme da roupa estava na simplicidade e nas vozes que em um só coro repitiam: “Eita boiê, Eita Boiê, Eita Boiê”..
Quem sente saudade aí? Se sentem saudade é porque marcou história, e se aquela época marcou história era porque era bom. Era bom? E não é mais? Ué, e o arraial de hoje, não sentiremos saudades dele no futuro? Acho que não, a melhor coisa do mundo é evoluir, e no casso do nosso Arraial de Tutoia seria tão bom regredir, voltar no tempo. É de nos emorcionarmos quando nos lembramos das mortes dos Bois, da “carcaça de chifre” escondida em alguma casa, e o povo procurando a tarde toda para porder mata-lo, e quando encontravam? Foquetes e mais foguetes, comidas e mais comidas, e sangues feitos de vinho para simbolizar que o boi estava morto. Hoje as mortes dos Bois de Tutoia deixaram de ser fantasias, imaginações e brincadeiras, hoje as mortes dos Bois de Tutoia se torna uma realidade próxima. Onde estão os nossos bumba-bois...falo aqui só dessa dança, mas existem as quadrilhas, e como não citar a dança do caroço de Dona Elza, reconhecido naciolnalmente quando teve oportunidade, e que também já foi bem mais valorizado pelo os tutoienses.
Lógico que não podemos comparar épocas, o bumba-boi evolui com um tempo, falo em evolução na dança, nos ensaios e nas roupas, uma coisa eram os Bois Lirio do Campo, Lirio da Noite, Touro da Noite, Tirafama, outra coisa era o Realeza, Brilho do Delta, e os mais atuais Mucunã, Maresia, Precioso, Precioso, Corisco. Que bois eram os mais bonitos? Fica a critério de gosto, eram épocas diferentes, mas quem gosta de bumba-bois não resiste àquelas batidas no tambor, os maracás e onça, e basta entrar na avenida qualquer um que o coração bate mais forte, independente de épocas. Vimos que cada época teve seus marcos, seus bois historicos, suas inovações, a cada ano se procurava inventar algo para chamar atenção do público. Hoje infelizmente isso ta acabando pouco a pouco, não posso dizer o porquê disso, pois desconheço os culpados, acho que os competentes para respoderem isso seriam os donos de Bois de Tutoia, e se eles pudessem nos responder essa pergunta e dizer o porquê a nossa cultura do Boi está indo ao vento seria uma gentileza muito grande, mas certamente a culpa não são deles, eles talvez amam mais do que tudo os bumba-bois.
Como disse, não sei de quem é a culpa, se são dos jovens que já foram ciranças e não querem mais brincar de dançar, se são dos adultos que não querem mais passar para seus filhos essa cultura, se é por falta de investimento e apoio, ou se é por tudo isso. O que sei é que não podemos deixar essa cultura morrer, muito menos deixar o Arraial de Tutoia morrer, uma festa que ajuda os lutadores e dignos barraqueiros, que gera lucro, que da intergidade social e muito mais não pode ficar desvalorizada, e isso ta ocorrendo pouco a pouco. E em pensar que essa nossa dança já foi destaque em duas importantes capitais nordestinas como São Luis e Teresina, é pessoal, se lembrarmos disso não tem como respirar fundo e dizermos: BONS TEMPOS.
A cultura de um povo é algo tão importante e tão sério quanto qualquer coisa. A dança cultural principal do arraial de Tutoia são os Bumbas-bois, e pelo jeito esse ano em nossa avenida dançará o menor número de bois em todos os tempos. Alguem tem que salvar as nossas culturas, o nosso bumba-boi, não deixem acabar, por favor, prezem por essa cultura tão importante, pois se torna até redundante falar em Tutoia e Bumba-Boi em uma frase só. Não queremos ouvir em hipotese alguma toadas de Bois quem falem de adeus se tornando realidade, a nossa cultura tão linda não pode ir embora para a história, para o passado, salvem o Arraial da nossa querida cidade Tutoia.

RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO, 05/06/2011.


Via facebook.

* RADIO POVO NO AR..Começou, Flávio Merequeta dá seu primeiro alô, e manda aquele abraço pro pessoal de Barro Duro...

* RADIO POVO! Hoje é o dia mundial do meio ambiente, vamos cuidar dele?

* RADIO POVO! É hora de informação.

* RADIO POVO! Flavio Merequeta falou sobre o Arraial de Tutoia, assunto ta crônica da cidade de hoje. Alertou aos donos de danças folclóricas quando forem receber o recibo de ajuda financeira da prefeitura, já que no carnaval de 2009 alguns recibos não foram os condizentes com os valores justificados pela prefeitura, ou seja, foram alterados os recibos.

* RADIO POVO! Flavio Merequeta agora recebeu uma informação de algum ouvinte. O ouvinte indagou sobre a reforma do prédio da Sec. de Cultura, e se a mesma foi feita para um aniversário particular.

* RADIO POVO! É hora de informação, Flavio Merequeta nos informa sobre a inovação da forma de ensinar adotada pelo o MEC. Agora querem ensinar matemática errado?

* RADIO POVO! Audiência enorme no domingo. Todo mundo ligado.

* RADIO POVO! É hora de esporte. Flavio Merequeta repercute sobre o esporte de Tutoia, a crônica do domingo passado. Radio Povo parabeniza os moradores do comum que por iniciativa própria praticam esporte na arena chamada barreiro, é ótimo o trabalho dos que gostam de verdade de esporte do bairro Comum. Parabéns.

* RADIO POVO! Na minha Opinião. Na opinião de Flavio Merequeta é inaceitável a postura adotada pelo o Mec ao distribuir livros que ensinam a escrever errado. Fazer-se entender é uma coisa, escrever errado é outra coisa.

* RADIO POVO! É hora da Prestação de Serviços. Flavio Merequeta ler a carta enviada pela uma ouvinte do programa. A Carta fala sobre a situação do cemitério de Tutoia, onde segundo a ouvinte, ela acha uma falta de respeito e consideração para com os mortos.

* RADIO POVO! Prestação de Serviços, a ouvinte que mandou a carta diz que a sensação que dá é de que é como se jogasse um entulho no lixo ao enterrar alguém no cemitério de Tutoia.

* RADIO POVO! Flavio Merequeta dá sugestões de melhoria para o nosso cemitério, como por exemplo, passarelas até mesmo de bloquetes dentro do mesmo. Vamos pensar nisso. Não bastasse o desrespeito com os vivos, agora é com os mortos.

* RADIO POVO! É hora da crônica da cidade...UM ARRAIAL QUE DÁR SAUDADE... . “Alguem tem que salvar as nossas culturas, o nosso bumba-boi, não deixem acabar, por favor, prezem por essa cultura tão importante, pois se torna até redundante falar em Tutoia e Bumba-Boi em uma frase só. Não queremos ouvir em hipotese alguma toadas de Bois quem falem de adeus se tornando realidade, a nossa cultura tão linda não pode ir embora para a história, para o passado, salvem o Arraial da nossa querida cidade Tutoia.”

* RADIO POVO! É hora de dá tchau...Flavio Merequeta se despede de mais um Radio povo, até domingo que vem..

Agora é hora do TUTOIA URGENTE com Zé Orlando..