Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


domingo, 20 de março de 2011

DIAS DEPOIS DO CARNAVAL, AVENIDA E CAIS DE TUTOIA AINDA CONTINUAVAM SUJOS.

Eu sinceramente não sei até onde vai à falta de compromisso e respeito com a população de Tutoia e turistas, quase uma semana depois do carnaval a situação do cais de Tutoia e da Avenida principal estava completamente imunda. O Cais nem se fala, inclusive já se foi até a época em que as pessoas lá banhavam, me lembro até de meus amigos, quando na saída do colégio iam banhar no cais, no chamado porto (assim a gente dizia), bons tempos aquele, hoje quero é ver quem se habilita a banhar na água imunda, uma poluição ambiental sem tamanho.

 Devido ao carnaval, dias depois, mas precisamente na segunda feira, em 14 de Março, a praça de eventos ainda estava completamente suja, um fato até me chamou a atenção, pois quem estava limpando e lavando o local era um pai e filho que nada tem a ver com a função da limpeza da cidade,  portanto, pelo o meu conhecimento não eram eles que deveriam fazer aquilo. De quem é a culpa? A culpa é de quem administra, é de quem deveria ordenar a limpeza imediata logo após as festas, é tão bom uma cidade limpa, “pega” tão bem pra cidade, ainda mais Tutoia, lugar de muitas visitas de turistas. Será que é difícil ter respeito pelo o povo que elegeram eles?

Sei que às vezes a população não coopera, pois tradicionalmente, no geral, somos um povo sem educação ambiental, ainda não nos conscientizamos o quanto prejudicamos a natureza, mas espera ai, o governo de Tutoia tem que fazer o seu papel, não justifica o que vimos dias depois do carnaval, uma sujeira, latinhas de cervejas, garrafas pet, guarda-chuvas e até preservativos usados, tudo isso no ambiente em  que as pessoas transitavam. Já que era carnaval, uma festa grande de quatro dias, Tutoia por ter um carnaval tradicional já deveria ter uma estrutura adequada, que suportasse e diminuísse a incidência de sujeira, e ainda mais, que gerasse conforto para os foliões brincarem.

Só um exemplo, é incrível há quantos carnavais os foliões fazem as necessidades no cais, mas precisamente ali atrás dos bares, é um fedor insuportável. Estou mentindo? Sinceramente, eu tenho pena é das mulheres que precisam de uma privacidade maior pra realizar as suas necessidades. Carnaval de Tutoia não tem banheiros químicos, que é essencial hoje nos eventos, carnaval de Tutoia já está sem estrutura adequada nessa questão, aqueles dois banheiros na avenida, que por sinal, passam os quatro dias de carnaval sem serem limpos não estão sendo suficientes. Se o Carnaval cresce, a estrutura, as verbas direcionadas pro carnaval têm que crescer também, não fazem isso por que não querem, não fazem isso por que eles não tem compromisso e respeito com os Tutoienses, turistas e o meio ambiente. ISSO É A VERDADE.  

E pra comprovar o texto acima, olhem as fotos tiradas no dia 14 de Março de 2011.









_______________________________________________________

É AMIGOS, TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA !

Um comentário: