Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


domingo, 29 de maio de 2011

ERA UMA VEZ O ESPORTE.

Para escrever esse texto, eu me lembrei de uma música do Gabriel O Pensador que fala sobre o futebol, não recordo bem da letra, só sei que conta a saga de um garoto que só joga bola por que o Brasil não tem escola. Bem, a música já faz uns anos que foi gravada e naquele tempo as escolas públicas brasileiras realmente eram muito precárias, nada diferente de hoje, mas já houve melhoria em cidades em que os prefeitos agem com responsabilidade para com suas crianças e jovens.

Citei essa música porque se formos reparar as crianças e adolescentes da nossa querida Tutoia vamos perceber a falta da prática delas em qualquer esporte, não porque elas não queiram praticar, mas por falta de incentivo. Também vamos ver o descaso com a nossa Educação surrupiada que passa é longe dos olhos de quem merecia tê-la, a conseqüência disso é que nem escolas e nem os garotos bons de bola daqui a pouco não estarão mais aqui.

O esporte é vida, dar prazer, une, tem o poder de integração, de aumentar a concentração, de tirar e evitar jovens da bebida, das drogas, de confusões, o esporte tem o poder de nos fazer criar respeito pelo o próximo, e muito mais. Quem pratica esporte vive melhor, aprende mais, vive mais. Então pergunto a você qual a educação esportiva que a atual gestão administrativa de Tutoia dá para as nossas crianças e adolescentes?

Há vários sujeitos que podem ganhar com a prática do esporte em uma cidade, as crianças nas escolas são uma delas, afinal, tem coisa melhor para um pai ver seu filho jogando aquela bola no colégio, competindo com seus colegas e feliz em fazer um gol? Tem gana maior para um adolescente querer ganhar uma competição, que seja inter-classe, ou inter-colegial, seja no voley, basquete, futebol?...pergunto mais, tem sensação melhor para um prefeito em ver seus conterrâneos praticarem o esporte? Tem sensação melhor para um prefeito isso? Ah isso eu não sei, perguntem pra ele, afinal, tem esporte em Tutoia? Salve-se porem, a iniciativa particular do  Bomba, que com recursos próprios e ajuda de amigos construiu um espaço digno de se praticar futebol, mas é particular, e o nosso estádio? Quando vai ser inaugurado?

Tutoia já teve seus intercolegiais, seus bons e memoráveis campeonatos no antigo Alfredão, seus torneios de voley. Havia naquela época um incentivo maior do poder público, mas nada que enchesse os olhos. Falo pelas minhas lembranças, futebol de campo bom mesmo em Tutoia era quando tinha Real Madrid versus Brahma, ou Real Madrid versus Beira Mar na Final, Monte Castelo e Brahma, São Jose e Real Madrid, era ver os atacantes como Bebaça, Caburé, Buda e Laranja fazendo gols, era encher os olhos de admiração vendo finado Prego, Bebeco e  Capuxim jogarem com tamanha elegância no meio de campo, ver o Mão de Onça voar pra pegar aquela bola no ângulo, ver aquele autêntico Bira gritando, Pisuca brigando, o saudoso Nélio Pires aos berros com seu time, mestre Martins trazendo a sua esquadra branca da barra, Carleal com suas pequenas, mas marcantes confusões fora e até as vezes dentro do campo, o Silva com suas mandingas, era ver as torcidas organizadas, era ter medo de juízes como Lauro e Jango,Jair, Pafulepa, era bom até ver as crianças vendendo aqueles dindins, isso sim, são bons momentos do esporte daqui, e em pensar que a seleção de Tutoia já ficou entre as quatros melhores do Maranhão quando participou do INTERMUNICIPAL MARANHENSE durante quatro anos seguidos sob o comando da liga tutoiense organizada pelo Riba Camelô, chegando inclusive a ter gols mostrados no globo esporte. Isso da saudade.

Pergunto-me se hoje tem crianças da mesma idade do que eu naquele tempo querendo jogar que nem o Bebeco no meio com raça e precisão, quem nem o categórico Capuxim, Orleans, Bebaça,  finado Prego,Jesus (o garrote), Zagueiro, Monteiro, Geime, claro que não tem, porque hoje as nossas crianças e adolescentes não têm mais oportunidades de criarem seus ídolos daqui, pois de forma alguma há incentivo e chance para isso.

Esses jogadores que citei são os que eu lembro, mas tenho certeza que cada um de vocês tem uma boa lembrança do esporte de Tutoia, porque um dia já teve mais esporte aqui, pelo menos cem vezes melhor do que esse que aí está. Festival de Verão na Praia, Maratonas, Corridas de Bicicletas, Jogos escolares em 94 na quadra do INSS, as gincanas e os Jet’s feitos pelo o Grupo Ta Massa, entre outros. Naquele tempo mesmo que não houvesse um apoio total do poder público, havia uma vontade de cada um, um prazer em competir, em praticar, em viver o esporte, naquele tempo havia amor pelo o esporte, e hoje estão esquecendo cada vez mais dele.

A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Éder do Voley?

Então, enquanto não surgem novos ídolos como os daquela época, vamos continuar vendo a prática do Esporte favorito da atual administração de Tutoia, e vocês sabem que esporte é esse que eles praticam, não é?

Pelos menos nos últimos anos Tutoia se destacou no Futebol de praia, temos excelentes jogadores como Camarão, Datinha, Jackson,  Edin, e Eudinho, já fomos Bi campeões Maranhense na modalidade, tendo inclusive jogadores na seleção maranhense. Mas.. a chance de contemplar uma nova era do esporte de Tutoia chegou, passou e não foi valorizada, a Seleção Brasileira de Beach Soccer não veio jogar aqui porque nossas autoridades não quiseram abrir o bolso, já pensou, a seleção brasileira de futebol de praia pisando em nossas areias, que conquista para a nossa terra, mas aconteceu o seguinte, o de se esperar,o que todos já imaginavam, o nosso Futebol de Areia morreu na Praia.

Vinicius Costa

RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO EM 29 DE MAIO DE 2011.

Via Facebook !




* COMEÇOU! Rádio povo na Dunas Mar FM com Flavio Merequeta...e toca a vinheta.


* Rádio Povo! Flavio Merequeta dá seu bom dia ao povo Tutoiense, vamos a primeira seqüencia musical.


* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a Lei da Transparência Pública e lembra que o Prefeito de Tutoia ainda não publicou no site as informações da execução orçamentária municipal.


* Rádio Povo! Flavio Merequeta fala sobre a PEC 300 que diz respeito sobre os Policiais e Bombeiros e o melhoramento das condições de trabalho dos mesmos.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta continua batendo na tecla sobre a Alimentação das escolas em nossa cidade. Ele nos informa sobre o programa Nacional de Alimentação Escolar do governo Federal e nos faz refletir se esse programa está sendo cumprido em Tutoia.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala da situação do Colégio do Paxicá, onde lá a merenda escolar enviada foram Ki-sukis e biscoistos, e só isso.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre a ligação que recebeu no programa a pouco. Disseram que os professores estão se juntando pra comprarem ki-sukis e oferecerem ao alunos, ou fazendo sucos de limão pra suprirem as necessidades dos estudantes.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta fala sobre os dados da saúde de Tutoia do site do DATA SUS. No site diz que o nosso hospital está sendo observado por está descumprindo artigos que falam sobre os cadastro dos profissionais da saúde.


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta ler os nomes dos médicos que atualmente estão cadastrados no hospital Lucas Veras e que supostamente trabalham lá...


* RÁDIO POVO! 4, 5, 6, 7 ou 8 médicos só no hospital só no Hospital Lucas Veras..Na Seriema também tem médico, no Bairro Barra, no Monte Castelo, Bom Gosto, Barro Duro, Riacho do Meio, Jardim, Cajazeiras,Porto de Areia, Tutoia Velha..será verdade isso?


* RÁDIO POVO! Flavio Merequeta faz um resumo dos dados sobre a saúde de Tutoia. Ou seja, tem médicos que trabalham 80h por semanas, e pelas contas existem mais de 25 médicos cadastrados no município de Tutoia. SERÁ?


* RADIO POVO! Valeu Tutoia pela audiência, os tutoienses ligando e participando com Flavio Merequeta.


* RÁDIO POVO! É hora da CRÔNICA DA CIDADE...ERA UMA VEZ O ESPORTE. "... A Salvação do esporte em Tutoia atualmente está na galera que todo dia joga bola na praia ou no campo da Araci, nos meninos do voley que muitas vezes organizam campeonatos, e nos respeitados “velhos” que até hoje ainda batem uma bolinha, e cadê a nova geração do esporte de Tutoia? Quem vai ser o novo Prego, Capuxim, ou Orleans do Futebol Tutoiense? Quem vai ser o novo Jordanne, Jardel e Eder do Voley?... "


* RÁDIO POVO! Depois da crônica da cidade, Flavio Merequeta dá seu ultimo alô..em seguida Tutoia Urgente com Zé Orlando..até o próximo domingo com Rádio Povo na companhia de Flavio Merequeta.
 

domingo, 22 de maio de 2011

RESUMO DO PROGRAMA RÁDIO POVO EM 22 DE MAIO DE 2011.



* Começou! Rádio Povo no ar...Flavio Merequeta dando o seu bom dia e mandando aquele alô para os tutoienses..agora é hora da 1º sequência musical.


 * RADIO POVO! Na 2ª parte do programa, Flavio Merequeta falou sobre a extinção do processo que criaria novos municípios no Maranhão, mas opinou a favor da criação de Municípios aqui em Tutoia, como exemplo o do Barro Duro..


 * RADIO POVO! Na 3ª parte do programa Flavio Merequeta falou sobre a fraude do concurso público de Agua Doce-Ma, também falou sobre o acompanhamento Online do Tribunal de contas do Maranhão..as informações foram do Blog do Luis Cardoso.


 * RADIO POVO! Agora é hora de repercutir sobre a crônica lida no programa passado...Flavio Merequeta agora fala sobre a merenda escolar, segundo informações a merenda escolar em algumas escolas são abóbora, macaxeira e farinha..


 * RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que o programa não é só pra criticar a atual gestão, disse que se tiver informação boa sobre o município podem mandar, como por exemplo, quem mandem o edital de licitação do Estádio e da pavimentação da cidade, qual foram as empresas ganhadoras?


 * RADIO POVO! É hora do abraço. Alô Chico André do Paxicá, a sua filha de Brasilia manda aquele abraço.


 * RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.


 * RADIO POVO! Agora é hora de ler o texto do Blog Letra de Professora de Gabrielle Ramos, o texto fala sobre a situação de deterioração do colégio Olindina no Bairro Barra..Passem nesse Blog e confiram o texto.


 * RADIO POVO! Flavio Merequeta falou mais sobre o Colégio Olindina, a Diretora da escola ligou pro programa e disse sobre o esforço que faz pra manter o colégio "em pé".


 * RADIO POVO! Flavio Merequeta nos informa sobre o Campeonato nacional de Clubes de Beach Soccer, a torcida é pro nosso Sampaio Correia.


 * RADIO POVO! É hora de Beach Soccer, no Sampaio Correia tem dois jogadores de Tutoia, Edinho e Datinha..Parabéns Tutoia.


 * RADIO POVO! Ainda no Beach Socccer. Flavio Merequeta critica a gestão de esporte de Tutoia pela omissão no investimento do Beach Soccer Tutoiense, já que Tutoia é destaque Estadual, e tem dois jogadores no Sampaio Correia cadê o apoio?


 * RADIO POVO! Flavio Merequeta lembra que a Seleção Brasileira de Beach Soccer vem jogar em Tutoia ainda nesse mÊs de Maio, mesmo sem apoio da Sec. de Esporte de Tutoia.


 * RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler a carta enviada pelo os moradores da barra sobre as promessas feitas pelo o atual prefeito e algum vereador, promessas essas ainda não cumpridas.


 * RADIO POVO! Hora de prestação de serviços. Flavio Merequeta ler outra carta enviada pelo os moradores do Barro Duro, a reclamação da vez é a iluminação pública.


 * RADIO POVO! Chegou a hora, Crônica da Cidade...PÃO E CIRCO.


 * RADIO POVO! A Grécia está em Tutoia, o Pão e Circo, o Pão é o nosso bloquete, e o Circo é composto por vários palhaços que usam o dinheiro do povo indevidamente.


 * ACABOU por hoje, domingo que vem tem mais RÁDIO POVO na Dunas Mar FM.

domingo, 15 de maio de 2011

SP é o estado mais negro. A elite vai cortar os pulsos !

Deu so Conversa Afiada.

Como o texto é grande, retirei apenas esse trecho logo abaixo, caso queira conferir o texto por completo, clique aqui http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/05/12/sp-e-o-estado-mais-negro-a-elite-vai-cortar-os-pulsos/

"...Das chamadas grandes cidades, São Paulo, a “capital” da América Latina, possui a primeira posição das cidades que abrigam o maior número de habitantes negros, com quase 3 milhões de pretos e pardos. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 2,3 milhões ou 40% de sua população; Salvador vem na terceira posição, com 1,8 milhões de negros; e Fortaleza, na quarta posição, com 1,2 milhões de afros. Esse conjunto de novas informações é fruto das mais recentes pesquisas históricas e a consolidação de dados estatísticos realizados pelas mais importantes universidades brasileiras, pesquisadores, órgãos dos governos e por historiadores comprometidos em desfazer a série de incorreções produzidas e encasteladas na historiografia brasileira acerca da presença do índio e dos negros na nossa sociedade..."


Na NAVALHA do Paulo Henrique Amorim, ele fez as seguintes perguntas, e eu também.

Por que nunca se soube que São Paulo tem a população mais negra do Brasil ?

Terá sido para branquear o estado mais rico e a locomotiva ?
Assumir que São Paulo é mais negro que a Bahia e o Rio seria uma forma de desmerecer os seus feitos ?
Reduzí-lo ao ponto preconceituoso em que a elite branca (e separatista, no caso de São Paulo) deposita a Bahia e o Rio ?
Por que quando São Paulo se gaba de ser tão cosmopolita quanto Nova York, de italianos, libaneses, japoneses, coreanos, alemães, espanhóis, não fala dos negros ?
E, breve, omitirá também os bolivianos ?
Colocar esse véu branco sobre São Paulo tem o mesmo propósito de dizer que o Brasil não é negro, mas pardo.
É a tentativa infrutífera de descurecer o Brasil.
Essas observações a propósito do artigo de Braga, no 13 de maio, são uma singela homenagem ao nosso contemporâneo Gilberto Freyre, Ali Kamel.

Obs: Pra quem não sabe, esse Ali Kamel só é o homem mas importante do jornalismo da Rede Globo.




Tua cara é outra Brasil.

sábado, 14 de maio de 2011

Amanhã estreia a Rádio Povo com Flávio Merequeta.

Amanhã , dia 15 de Maio as 09:00h da manhã estreia na Rádio Dunas Mar Fm o programa Rádio Povo. Comandado por Flávio Merequeta, o programa terá a intenção de informar a população de Tutoia sobre todos os assuntos relevantes, além de fazer você ouvir muita música de qualidade.

Pra quem não se lembra, Flávio Merequeta já trabalhou em rádio, na oportunidade conduziu o programa Domingo Total na Teremembés Fm.  A Rádio Povo terá o mesmo formato do antigo programa, diversificando os tipos de músicas e informando principalmente a população de Tutoia sobre os atuais acontecimentos da nossa Cidade.

Vale a pena sintonizar e ouvir muita música boa e informação.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A PREFEITURA DE TUTÓIA BATE RECORD EM RECEITA, DESMANDOS, DESCASO E ABANDONO.

Deu no Tutoia Urgente.

O record de quase 7.000,000,00 (SETE MILHÕES DE REAIS), recebidos no mês de abril pela Prefeitura de Tutóia é motivo para que todos os que tem responsabilidade política no município iniciarem um movimento sério para que se discuta de maneira concreta a aplicação dos recursos destinados a melhorar a vida da população. E nós já iniciamos esta jornada de questionamentos, porque é impossível que se assista tantos desmandos e descasos, com indícios graves de desvios, sem uma reação adequada e justa. Imaginar que o povo não está plenamente consciente do seu papel é no mínimo subestimar a sua inteligência.


É revoltante ver o descaso e o abandono do Prefeito em relação aos mais urgentes e cotidianos serviços públicos. Não há parâmetro para comparar. Para chegar em Tutóia qualquer um faz uma maratona enfrentando os obstáculos mais diversos como os buradcos incontáveis, a lama, a sujeira e o abandono das laterais na rua, que viraram lixeiras e agridem a todos e em todos os sentidos.

A sujeira e o abandono invade a cidade de Tutóia e percorre todas as ruas e praias, como se não existisse administração municipal legalmente constituida, transformando o visual bonito da nossa princesinha do litoral, numa maltratada borralheira. E Prefeitura existe e recebeu em abril a soma milionária de SETE MILHÕES DE REAIS. O que fazem com tanto dinheiro? A população tem que saber! E nós trabalharemos incansavelmente para que saiba.

As pessoas menos favorecidas, que são a maioria da população do município, reclamam a falta de atendimento dígno na área da saúde e da assistencia social, setores que são tratados com desrespeito e desvios de conduta de seus gestores, colocando homens e mulheres de Tutóia na humilhante posição de mendicantes dos serviços públicos essenciais. Mas a Prefeitura existe e recebeu em abril a fabulosa e milionária somo de SETE MILHÕES DE REAIS. Onde colocaram tais recursos? O povo tem o direito de saber. E nós trabalharemos para que saiba.

A Educação no município cresceu tanto em quantidade de alunos, que gerou uma super receita no FUNDEB, mas a contrapartida que é a obrigatória prestação de serviços de qualidade na educação, passa muito longe do aceitavel ou do razoável, e virou um feudo político desprezível para as mais diversas formas de desvios, desmandos, corrupções, perseguições e improbidades. Mas a Prefeitura ostenta o seu melhor momento em RECEITA LÍQUIDA. Nunca antes, em um mês apenas se ouvir falar em SETE MILHÕES DE REAIS. E nós temos o dever de buscar as informações concretas sobre o mau uso dos recursos públicos municipais. E vamos cumprir o nosso dever. Vamos passar todos estes descasos e desvios a limpo em nome da lei e do povo.

RECEITA RÉCORD deveria ser sinônimo de trabalho e serviços récordes. Mas em Tutóia, infelizmente constatamos que O Prefeito municipal abandonou o município a sua propria sorte e está cuidando dos interesses da sua famíglia e do seu próprio interesse pessoal, em detrimento das necessidades do povo de Tutóia.

Por todos os motivos expostos acima e muito mais pelo que não se pode ainda expor, entra em ação A OPOSIÇÃO VERDADEIRA. Aquela que esclarece e mostra ao povo a VERDADE que os ímprobos tentam esconder com mentiras.

A partir do dia 15 de maio, às nove horas da Manhã, temos um encontro marcado com a população de Tutoia, através da ondas da DUNAS MAR FM. Vamos levar as informações e notícias através do programa RÁDIO POVO conduzido pelo companheiro FLÁVIO MEREQUETA. Logo após, às 11 horas irá ao ar o programa TUTÓIA URGENTE, que é a versão para o rádio deste nosso blog. Vamos debater, discutir, e levar a VERDADE sobre tudo que ocorre no mundo e submundo da administração municipal.

COM A CORAGEM DE ENFRENTAR TODOS OS PROBLEMAS COM SERIEDADE, LEVAREMOS AO POVO O ESCLARECIMENTO VERDADEIRO DE TODOS OS FATOS QUE AFETAM A SUA VIDA.

VAMOS JUNTOS CONSTRUIR UM NOVO CAMINHO, MOSTRANDO SOLUÇÕES JAMAIS BUSCADAS.

E COM ISTO VAMOS IMPEDIR QUE LEVEM TUTÓIA AO CÁOS.
 
Fonte: http://tutoiaurgente.blogspot.com/

sábado, 7 de maio de 2011

Evoluir regredindo. União homoafetiva. A minha opinião.

 De uns dias pra cá, eu sinceramente estou começando a acreditar que estamos à beira de uma implantação de uma ditadura homossexual, onde somos obrigados a aceitar o homossexualismo  mesmo não concordando, e aceitamos, mas não concordamos. Uma forma de ditadura sim, na minha concepção é, porque sabemos que daqui a pouco quem não aceitar e agir de forma contrária a beijos ou afetos gays em locais públicos ou privados pode sofrer uma forma de perseguição, essa plenamente legalizada, amparada até por lei, amigo. Eu só acho que não aceitar ou não concordar não é ser homofóbico. E não me venham dizer que esse fenômeno é normal porque não é, e se assim fosse não estaríamos nessa polêmica toda, querem o tornar normal, forçar a barra.

Pessoal, não sou nem um pingo doido de postar um assunto tão delicado sem ter meus argumentos e convicções, quero salientar aqui que não sou preconceituoso, quem me conhece sabe, trato os gays normalmente, tenho amigos e amigas gays, os trato com um respeito total. Se forem me julgar de preconceituoso quero fazer apenas uma correção, não sou contra gays, cada um deve ser feliz, ter a pessoa e fazer o que gosta, agora se quiserem me julgar por ser preconceituoso contra ATOS, por não concordar em afetos ou beijos gay em locais públicos ou privados, podem me julgar.

Concordo plenamente com união homoafetiva para fins de Direito, como por exemplo, as pensões, disso não discordo, mas união homoafetiva como entidade familiar, aí sim, acho que o buraco é mais embaixo. Peraí né? Vamos com calma. Nessa semana no Twitter, comentei sobre isso, e me chamaram de uma pessoa não evoluída, acho que não concordar com esse assunto não é ser “desevoluído”, se assim eu for, assim prefiro ser, um nordestino, que ainda toma à benção os tios, avós, que ainda tem sotaque carregado, que acha que leite com manga faz mal e que café com caju mata.

Como todos sabem, a decisão do STF legalizou a união homoafetiva, embora não tenha legalizado o casamento civil. Ora bolas, mas todos sabem que união estável e o casamento praticamente dão no mesmo, ou seja, liberdade total para as vontades dos homossexuais daqui pra frente, logo o próximo passo será adoção, creio eu. E aí que tá, de maneira alguma concordo em uma criança não sendo criada por uma família tradicional, homem e mulher, como dizia meu amigo Sr Castelo em tempos de faculdade, “Já pensou, dois barbudos assistindo novelas juntinhos, se beijando, e uma criança no meio?”. Claro que ele dizia isso em tom de brincadeira, uma frase tida como preconceituosa, mas que apenas resguarda as tradições e costume do que realmente pra mim é um ambiente de família, ou seja, um homem, uma mulher e uma criança. A questão aqui não é a capacidade por quem a criança seria criada, pois creio que qualquer ser humano em plena sã consciência que adota uma criança vai cuidar bem dela, com carinho, amor, dedicação, disso não duvido, o meu medo é se uma criança estaria plenamente apta, preparada psicologicamente para sofrer preconceito, perguntas na escola dos seus amigos sobre a união sobre seus pais ou mães..ué, não é verdade? Lógico que quem as cria vai dá o máximo de explicação, esclarecerecimento a situação, mas espera aí, se trata de uma criança, e não é fácil convencê-la que refrigerante não é água.

Sei que posso sofrer críticas por opinar desfavorável, e isso sim acho democrático, pois aceito as críticas, assim como quem não concorda comigo deve aceitar a minha opinião. Democracia pra mim é isso, e não os votos dos 11 ministros que acataram uma pressão sensacionalista do povo, pois se fosse pelo o lado democrático, quem deveria ter a competência para resolver esse assunto era o legislativo e o executivo, eles sim poderiam aplicar um referendo ou um plebiscito pra saber da nossa opinião, mas ocorre o contrário, é como disse, uma ditadura nova, onde a minoria está prevalecendo contra a maioria, pelo menos creio eu.

Aí vão me perguntar: “Ah, mas se tu tiveres um dia um filho ou filha gay?” Ué, vou amar do mesmo jeito, vou criar com todo amor que um pai pode criar, mas enquanto dependente de mim, não vou aceitar que se comporte em público ou em lugar privado com seu companheiro como se fosse homem e mulher. Não acho certo, pois constrange sem dúvida qualquer pessoa, até mesmo os homossexuais, isso é fato. Já pensou você na praça, em família, tomando aquele sorvete em plena tarde de domingo, e do seu lado senta um casal do mesmo sexo e começa a se beijar, já pensou? Será que a sociedade está preparada pra isso? Um dia creio que estará, mas calma aí, não troquem os pés pelas mãos, e atualmente em qualquer do Brasil, isso se tornaria constrangedor pra 90% do povo ali presente.

Sabe a maior contribuição para essa “evolução”? São as novelas, principalmente as da Rede Globo, onde não podem faltar homossexuais, estes engraçados, marcantes, salvadores da pátria, ao passo que os negros continuam com papéis de empregados, é brincadeira, salvo Lázaro Ramos, Camila Pitanga e Taís Araújo. Me lembrei até de um caso recente, onde houve um sensacionalismo, um clamor jornalístico para nos fazer ter dó de um ser humano. Um jogador de vôlei, se não me engano de nome Michael foi chamado de “Viado” em pleno jogo pela torcida, nossa, isso só não foi mais repercutido do que a morte do Osama. Ai veio os Direitos Humanos, movimentos contra a homofobia, que hipocrisia. Gente, vai a um estádio de futebol, quem sofre mais é a mãe dos jogadores, e nem por isso fizeram movimentos contra a “Sografobia”. E que preconceito é esse contra o animal Viado? Ora churumelas.

Sei não, mas sei lá. Acho que as coisas estão um pouco sem freio, e o pior, sendo feitas de maneira errada, acho que não é uma decisão do STF que vai acabar com o preconceito, muito menos aumentar a aceitabilidade da união homoafetiva, no meu ponto de vista, a partir dessa decisão criou uma “batalha”, daquela mesma forma em que o PSDB e a mídia cria em toda campanha eleitoral contra os nordestinos, onde se divide o sul e o norte do BRASIL, mesmo que implicitamente. Antes era assim, se você concordava com o homossexualismo, teoricamente seria perseguido, hoje é o contrario, se você não concorda, é você quem vai ser perseguido, ou seja, houve uma inversão, e isso é bom para união de um povo? Claro que não, por isso acho que o respeito para com o próximo, mesmo que com opiniões divergentes e as tradições de um povo devem está acima de tudo, e só assim começaria o meu direito quando o seu acabasse.

Eu respeito e aceito a decisão do STF, assim como aceito e respeito os amigos homossexuais que tenho. Entendo que é a sociedade quem faz a lei, a lei vem das necessidades do comportamento atual de um povo, mas as leis devem seguir o passo conforme o combinado pela Constituição, ou pelo menos deveria, ou seja, teria que passar pelo crivo da Assembléia Legislativa, pois sabemos que hoje no Brasil o Judiciário Legisla. Não sou preconceituoso, gosto de manter uma tradição, os costumes que fui ensinado. Claro que estamos no século 21, sei disso, mas não quer dizer que tenho que concordar com essa “evolução” do comportamento humano, pois nesse caso, acho que a melhor forma de evoluir seria regredindo.

Vinicius Costa Damasceno.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Mantido preso policial acusado de receber propina de traficantes.

Deu no Jornal Pequeno.
A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou, nesta segunda-feira, 2, pedido de habeas corpus em favor do policial civil José Pergentino Machado Filho, preso em fevereiro passado por suposta colaboração com o tráfico de drogas no município de Tutóia, a 463 km de São Luís. O agente, o colega de função Francisco Borges de Jesus e outros seis indiciados foram presos preventivamente, depois que a Polícia Civil deflagrou a “Operação Água Limpa” na cidade. Os dois policiais são acusados de dar apoio e receber propina de traficantes.
Por unanimidade, a câmara manteve a decisão do juiz Alessandro Arrais Pereira, respondendo pela comarca de Tutóia. O magistrado decretou a prisão preventiva dos indiciados pelo delegado José Almir Macedo, designado pela Polícia Civil para a missão de investigar a incidência de tráfico de drogas com suposta colaboração de policiais no município. Segundo os autos, a delegacia da cidade estava sem delegado havia seis meses.
A defesa de Machado Filho sustentou ser a prisão ilegal, alegando que o juiz não teria especificado a conduta do acusado; que o réu é primário e que alguns depoimentos estariam sem assinaturas das testemunhas, além do fato de outras terem indicado a inocência do indiciado.
O desembargador Joaquim Figueiredo (relator) disse que as investigações foram feitas, principalmente, em cima da “Operação Água Limpa”. Lembrou que o Ministério Público já propôs ação penal, por meio de denúncia, e que a decisão do juiz foi devidamente fundamentada, pois havia riscos para as testemunhas e por ter sido constatada uma cadeia de pessoas envolvidas com o tráfico, entre elas as que, supostamente, o facilitavam. Os desembargadores Benedito Belo e Bernardo Rodrigues também votaram pela denegação do habeas corpus.