Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


segunda-feira, 28 de março de 2011

29 de Março, aniversário da minha querida Tutoia.

Um pouco de sua história.

               O Brasão, símbolo de Tutóia, entre o sol e as duas palhas cruzadas de coqueiro, está moldado na cor marrom fechado, representando a argila que existe em nossa região, tendo, na parte central, as ilustrações das dunas circulando a orla marítima, sendo observado de luzeiro pelos navegantes. Ainda podemos ver um coqueiro, simbolizando uma vasta faixa deste precioso vegetal em nossa região e o Farol de Andreza.



A bandeira de Tutóia foi idealizada por uma comissão nomeada pelo prefeito Dr. Merval de Oliveira Melo e integrada pelos professores: Francisco das Chagas Sousa e José de Ananias Pereira dos Santos. Foi oficializada pelo Decreto de 28/01/1.981, sob o nº 56-ª


Os idealizadores optaram pelo chão da bandeira de cor amarela, numa representação das praias e dunas do litoral tutoiense, cujos coqueiros lhes servem de ornamentação à paisagem, quebrando a aridez litorânea, com suas palmas verdes e onduladas, movidas pela brisa marinha.


Hino

O Hino de Tutóia tem letra e música de autoria do padre Jocy Neves Rodrigues. Foi oficializado no dia 15/03/82, na sessão da Câmara Municipal, pelo Decreto 76, sob a Presidência da Vereadora Almerita Frota Araújo. 

                        I
Suaves rios e mares bravios
Matas floridas, verde coqueiral,
Terra de amor, feliz amostra
Do paraíso terreal
                  Estribilho
Praias amenas, brisas serenas
Dunas beijando igarapés, (bis)
Campos risonhos, terra de sonhos
Tutóia dos Teremembés
                       II
Céus povoados de aves multicores
Garridas flores perfumando os ares
Vida inspirando mil amores
Pelos teus lagos e teus mar
                      III
Filha do amor dos santos missionários
Berço feliz de heróis desbravadores,
De tua história e tua cultura
Seremos sempre defensores

Partitura do Hino de Tutoia


O conteúdo desse post foi retirado do site  http://www.sergioramos.com.br/tutoia/. Ele é um dos pioneiros em divulgar a história de Tutoia e suas belezas. Acessem, vale a pena conferir.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Blog do Dito já ultrapassa os 1000 acessos.

          O BLOG DO DITO foi criado a mais ou menos um ano e meio, de lá pra cá, algumas vezes passei algum tempo sem postar, mas desde o começo de 2011 venho cumprindo a promessa de informar e formar opiniões com as minhas idéias. O resultado desse compromisso em divulgar principalmente as notícias de Tutoia  foi a ultrapassagem dos 1000 acessos, mas o mais importante que isso, o Blog do Dito nos últimos dois meses aumentou demais o número de visitas, e só no mês de Março já contabilizamos 361 acessos. 







 tenho a agradecer a quem visita, continuem lendo e comentando. Obrigado.

Vinicius Costa Damasceno.

segunda-feira, 21 de março de 2011

CORREGEDORIA DE JUSTIÇA VAI APURAR DENUNCIAS CONTRA JUIZ DE TUTOIA.

A FORÇA DA INTERNET. SE O POVO E PROMOTORIA EM TUTOIA NÃO SE MEXE, A INTERNET AJUDA COM A POSTAGEM DE UM VÍDEO NO YOUTUBE, E ATÉ QUE ENFIM JUÍZ E PREFEITO DE TUTOIA VÃO TER QUE PÔR OS "PINGOS NOS IS".

DEU NO BLOG DO LUÍS CARDOSO.

O corregedor de Justiça, desembargador Guerreira Jr., mandou abrir inquérito para apurar denúncias do vice-prefeito de Tutóia, de que o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa teria recebido R$ 50 mil do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil.

A denúncia foi feita à uma emissora de TV daquela cidade e reproduzida aqui, no blog.

Guerreiro Jr. ouviu o áudio e determinou as providências. Deverão ser ouvidos o vice-prefeito, o prefeito, e o juiz.
Siga o Blog do Luís Cardoso no Twitter.

_______________________________________________________________-

Só fazendo uma correção no post de Luís Cardoso, a denúncia não foi feita em uma emissora de TV, e sim em uma rádio no dia 16 de Março.

É, tem coisas novas por acontecer em TUTOIA.

domingo, 20 de março de 2011

DIAS DEPOIS DO CARNAVAL, AVENIDA E CAIS DE TUTOIA AINDA CONTINUAVAM SUJOS.

Eu sinceramente não sei até onde vai à falta de compromisso e respeito com a população de Tutoia e turistas, quase uma semana depois do carnaval a situação do cais de Tutoia e da Avenida principal estava completamente imunda. O Cais nem se fala, inclusive já se foi até a época em que as pessoas lá banhavam, me lembro até de meus amigos, quando na saída do colégio iam banhar no cais, no chamado porto (assim a gente dizia), bons tempos aquele, hoje quero é ver quem se habilita a banhar na água imunda, uma poluição ambiental sem tamanho.

 Devido ao carnaval, dias depois, mas precisamente na segunda feira, em 14 de Março, a praça de eventos ainda estava completamente suja, um fato até me chamou a atenção, pois quem estava limpando e lavando o local era um pai e filho que nada tem a ver com a função da limpeza da cidade,  portanto, pelo o meu conhecimento não eram eles que deveriam fazer aquilo. De quem é a culpa? A culpa é de quem administra, é de quem deveria ordenar a limpeza imediata logo após as festas, é tão bom uma cidade limpa, “pega” tão bem pra cidade, ainda mais Tutoia, lugar de muitas visitas de turistas. Será que é difícil ter respeito pelo o povo que elegeram eles?

Sei que às vezes a população não coopera, pois tradicionalmente, no geral, somos um povo sem educação ambiental, ainda não nos conscientizamos o quanto prejudicamos a natureza, mas espera ai, o governo de Tutoia tem que fazer o seu papel, não justifica o que vimos dias depois do carnaval, uma sujeira, latinhas de cervejas, garrafas pet, guarda-chuvas e até preservativos usados, tudo isso no ambiente em  que as pessoas transitavam. Já que era carnaval, uma festa grande de quatro dias, Tutoia por ter um carnaval tradicional já deveria ter uma estrutura adequada, que suportasse e diminuísse a incidência de sujeira, e ainda mais, que gerasse conforto para os foliões brincarem.

Só um exemplo, é incrível há quantos carnavais os foliões fazem as necessidades no cais, mas precisamente ali atrás dos bares, é um fedor insuportável. Estou mentindo? Sinceramente, eu tenho pena é das mulheres que precisam de uma privacidade maior pra realizar as suas necessidades. Carnaval de Tutoia não tem banheiros químicos, que é essencial hoje nos eventos, carnaval de Tutoia já está sem estrutura adequada nessa questão, aqueles dois banheiros na avenida, que por sinal, passam os quatro dias de carnaval sem serem limpos não estão sendo suficientes. Se o Carnaval cresce, a estrutura, as verbas direcionadas pro carnaval têm que crescer também, não fazem isso por que não querem, não fazem isso por que eles não tem compromisso e respeito com os Tutoienses, turistas e o meio ambiente. ISSO É A VERDADE.  

E pra comprovar o texto acima, olhem as fotos tiradas no dia 14 de Março de 2011.









_______________________________________________________

É AMIGOS, TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA !

quinta-feira, 17 de março de 2011

Vice Prefeito afirma que ouviu Prefeito dizer que mandou entregar e Juíz se explica sobre os 50 MIL.

Em meio a um clima de explicação pelos os últimos acontecimentos na POLÍTICA E JUSTIÇA de Tutoia, O Vice Prefeito de Tutoia, Floriano Alves da Silva concedeu à população uma NOTA DE ESCLARECIMENTO para explicar o conteúdo da entrevista concedida na Rádio Dunasmar no último dia 11 de Março de 2011. Na oportunidade o Vice Prefeito disse,  como consta em anexo a seguir que, “afirmei e afirmo ter ouvido o atual prefeito municipal, sem qualquer cuidado por parte do mesmo e na presença de mais de uma pessoa, a afirmativa de que não teria problema com o processo sobre compra de votos, e que já tinha determinado que seu irmão, James Baquil entregasse R$ 50.000.00 ao Juíz”

Em contrapartida, o atual Juíz de Direito da Comarca de Tutoia, o Juíz Drº Márcio José do Carmo Matos Costa, afirmou também em NOTA DE ESCLARECIMENTO concedida à população de Tutoia que “nunca vinculei e vincularei minhas decisões ao recebimento de benéficas financeiras”.

Dias depois, em 16 de Março de 2011, na rádio Dunasmar, Floriano Alves da Silva, o Prefeito Diringa e o Juiz Márcio José de Carmo Matos da Costa, juntos concederam uma entrevista a fim de esclarecer sobre o que foi dito na entrevista do dia 11 de Março. O Vice Prefeito continuou com a sua versão, já o Juiz da Comarca de Tutoia, é um tom pacificador, pregou que nada tem a ver com a propina que teria recebido, e que assim nunca o fez.

Veja abaixo na íntegra as Notas de Esclarecimento do Vice Prefeito de Tutoia e do Juíz Márcio José do Carmo Matos Costa.


Nota do Juíz Márcio José do Carmo Matos Costa


___________________________________________________________

É! TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM EM TUTOIA.

domingo, 13 de março de 2011

O SONHO NÃO ACABOU. Eleições 2012.

Me perdoem a redundância, mas a NECESSIDADE de mudar  Tutoia hoje é NECESSÁRIA. Penso eu que se nossa cidade fosse uma pessoa física, atualmente ela estaria pobre, castigada, humilhada, ferida, ou seja, no chão, literalmente no buraco. Então porque não mudar?

Já se passaram em nossa gestão todos os nomes possíveis, tiveram aqueles que por seus méritos ficaram por muito tempo, outros que ficaram por pouco tempo, e outros que nunca geriram a nossa cidade e mesmo assim ainda tem influências significativas. Não que estes mereçam cair no esquecimento e tenhamos que negar as suas importâncias na história de Tutoia, mas temos que pensar no futuro, assim reza a democracia, a alternância de poder.

Em uma aula de ciências políticas, meu professor disse uma frase que até hoje ainda me recordo e sempre a uso, ele disse: “Na vida só temos certezas de duas coisas, da morte e da MUDANÇA”.  Pois bem, podem não concordar comigo, mas acho que é chato qualquer tipo de rotina, é abusado torcer por seu time e este perder sempre (embora meu Fluminense sempre ganhe), é monótono todo dia comer a mesma comida, é cansativo todo dia ler o mesmo texto, e várias outras coisas repetitivas que acontecem, ou seja, tudo isso se torna ruim para quem faz rotineiramente pelo o simples motivo, a necessidade da mudança, mesmo que esta não esteja estampada na cara, implicitamente ela existe no nosso pensamento, basta que algo ou alguém provoque essa iniciativa. Então, tenhamos iniciativa de mudar, e lançar um nome novo para gerir a nossa cidade, ta mais que na hora.

Tenho certeza que pra todos será inadmissível vermos o mesmo filme na gestão de 2013 a 2016, TUTOIA não merece isso, seria no mínimo vergonhoso. Como comentou Gabrielle Ramos no meu blog, e concordando com ela, “vamos ver se desta vez os egos não prevalecerão sobre o bem comum”. Isso é fato, o ego na política faz merda, o poder da ambição de crescer desesperadamente à custa do dinheiro do povo é o que faz da nossa cidade está assim hoje. A solução? A solução é MUDAR, é não votar nas urnas nos rostos que há tempos aparecem, pelo menos para cargo de Prefeito, pois entendo que alguns vereadores ainda merecem mais chances, alguns.

Sei que é difícil a MUDANÇA, isso eu sei, todo dia aprendo e me conscientizo mais sobre isso, porque se fosse fácil já teria uns dez candidatos a prefeito pra 2012, mas tudo precisa de alianças políticas, caixa pra campanha, coligações, uniões, ou seja, precisa-se de paciência, pois "uma andorinha só não faz verão", não é? (sempre detestei esse ditado). Mas vou acreditar, até ver que em 2012 tem nome novo pintado aí.

A esperança é a última que morre, ou seria, a única que morre? Mais uma vez vamos esperar. O SONHO NÃO ACABOU, um dia Tutoia vai ser uma cidade exemplar, com uma educação de qualidade, com saúde que o povo merece, e uma administração de verdade, tudo isso só depende de uma coisa, fazerem a escolha certa.