Tutoia

"Eu posso conhecer o mundo inteiro, mas levo na mochila o teu endereço...Tutoia" (Venina Costa)


quarta-feira, 3 de março de 2010

"A política não é suja, ela está suja. Precisamos varrer a sujeira e não a política" ( Eduardo Reck )


QUE FRASE LINDA! E é com ela que esse blogueiro aqui inicia um novo post. Pra começo, digo que amo a Política, para mim é difícil existir algo tão emocionante, apaixonante e envolvente, e olha que nunca me envolvi diretamente, mas é que “olhando de fora”, vejo um misto de várias qualidades e defeitos, defeitos que para política se tornam as mais belas qualidades, e isso é óbvio, temos que nos transformar a cada dia, nos ambientar de acordo com a situação, e porque na política não pode ser diferente? Não acho feio. Porque não podemos descobrir dentro da gente aquele defeito que para política é essencial? Isso pra mim é aprendizado, portanto é ter méritos, não tira a dignidade de ninguém. Acontece que o problema não é a política e sim o político, entendam isso, logo, até quando esses defeitos que são descobertos para ajudar na política irão fazer diferença na vida daquele ser humano e na sociedade? Eis a questão!

Ainda não aprendemos a amar a política, e de fato precisamos disso, assim como respeitá-la, por isso não é qualquer um que se pode lançar em algo tão maravilhoso. Pra ser um bom político precisamos antes de tudo praticar a política em nossa casa, quem não sabe organizar, dizer não, falar a verdade, educar, aconselhar, saber ouvir e dialogar dificilmente terá sucesso na política, assim como a educação, a política se aprende em casa. Concorda? Não é difícil entender que antes daquele político ser político ele era um ser humano qualquer. Será que o defeito não está na forma de ser um ser humano? Acho que antes de tudo somos normais assim como os homens de ternos pretos, estamos suscetíveis a erros, mas não podemos achar que aceitando vender votos e sendo omissos em fiscalizar temos o direito de cobrar em quem votamos, é uma falácia tão grande nos três primeiros anos de cada governo, cobranças, chingamentos, mas quando se está em plena campanha é uma pegação, uma falsidade e omissão que sinceramente dá nojo, e olha que estou falando do eleitor. É sério meu povo, como podemos cobrar se não ensinamos a nossos filhos, que são os futuros eleitores a fazer política? Opa, fazer política aqui pessoal é no sentido de saber diferenciar o individual e coletivo, é ajudar, é dialogar, é trabalhar corretamente e não enganar e comprar votos como talvez você esteja pensando, pois geralmente, aqueles que acham que sabem o que é política levam para esse lado.

Na minha humilde opinião, a máxima da questão é: RENOVAÇÃO POLÍTICA, é ter gente nova, com novas visões, anseios, a gente cansa de ver as mesmas carinhas bonitinhas nos famosos santinhos, por isso lembre, aqui repito: "A política não é suja, ela está suja. Precisamos varrer a sujeira e não a política". Sei que existem homens honestos, com vontade de trabalhar sério, de ajudar, de fazer crescer a sua cidade, mas isso é difícil quando algo ruim está plantado, a raiz do problema às vezes está no passado político que a cidade tem, nos homens que governaram antes e que até hoje mandam mesmo que indiretamente, temos que desvincular o passado político de uma cidade para a realidade de hoje. O que adianta ter em cada eleição um vereador, um prefeito novo eleito com novas ambições e com essas mesmas idéias que eu? É difícil trabalhar sozinho, a renovação não tem que ser graduada e limitada, e sim geral e rapidamente. Vamos pensar nisso, sai ano e entra ano e os nomes são os mesmos, vamos mudar, vamos crescer, vamos vencer essa realidade. NÃO SEI VOCÊ, MAS EU CANSEI!